Caminho do Mar

Sinopse

Da nascente à foz, o rio Paraíba do Sul é muitos rios. Com suas águas, abasteceu e possibilitou a formação sócio econômica brasileira, especialmente, a do sudeste do país.

O Ciclo da Cana, do café e a industrialização brasileira só foram possíveis, graças ao Paraíba do Sul. Trata-se de um rio estratégico para o país, mas pouco conhecido pelos brasileiros.
O Paraíba do Sul é um rio de muitas histórias. São algumas delas que o documentário longa-metragem “Caminho do Mar” vai contar, através de depoimentos de estudiosos e especialistas, mas, sobretudo, conhecendo e apresentando quem vive às suas margens e sobrevive de suas águas.

O filme é um verdadeiro “road-movie” fluvial, que vai revelar paisagens e figuras humanas surpreendentes.

Abrace o Paraíba do Sul. Ele é fundamental. Você verá!

Direção Bebeto Abrantes

Roteirista, diretor e editor-geral de inúmeras produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, tais como: TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Discovery Kids, Animal Planet, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV e outros. Como diretor fez o premiado documentário “Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto”, “Histórias de um Brasil Alfabetizado”, documentário finalista do Japan Prize 2007, “TV – Quem Faz, Quem Vê”, filmensobre a história da televisão brasileira, “Até Quando?” e “As Batidas do Samba”. Roteirizou as Séries “7 X Bossa Nova”, medalha de prata no New York Film Festival 2006; “Eco-Aventura: Amazônia” série de 5 episódios produzida para o Discovery Kids, finalista do Emmy Awards 2000 e “Danças Brasileiras”, série de 13 episódios com o dançarino e músico Antônio Nóbrega, semi-finalista International Emmy Awards 2005. É criador e roteirista do projeto “3 Antonios & 1 Jobim”, que reuniu em ontológico encontro, o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antonio Callado, Antonio Houaiss e o crítico paulista Antonio Cândido.

TOP