Produzido por Juliana de Carvalho (Bang Filmes) e com direção de Bebeto Abrantes, o filme consegue unir poesia e beleza, ao mesmo tempo em que cumpre a missão de trazer para o debate político/popular o futuro do Paraíba do Sul, para talvez alterar o curso dessa história.

O documentário Caminho do Mar é um olhar de entendimento e reflexão sobre os riscos em que vivem as águas, a fauna e os seres humanos da vasta região do rio Paraíba do Sul. Através das lentes de Andrès Boero Madrid e trilha sonora original de João Viana, o espectador mergulha nas águas do rio e se banha de conhecimento sobre sua importância histórica, econômica e riqueza humana.

O rio que nasce na Serra da Bocaína, desliza em meio às Serras do Mar e da Mantiqueira, é o rio dos escravos, do jongo, dos pescadores, dos milagres de Nossa Senhora Aparecida. O rio que escoa riquezas, que abastece cidades e enfrenta a dura realidade da perda de sua força, volume e vitalidade. O Caminho do Mar não quer apontar culpados mas sim fazer um grito de alerta contra o descaso das autoridades, frente ao desastre ambiental que acontece diariamente com nossos recursos naturais.