Maravilhosas
A geração 68, que fez da juventude um valor, agora reinventa a velhice. Tetê Moraes, aos 81, retrata esta aventura em Maravilhosas
“Maravilhosas”, documentário de longa-metragem, narra a vida de mulheres que testemunharam e participaram das grandes transformações sociais e políticas no Brasil ao longo das últimas décadas. Nascidas no pós-guerra, foram criadas sob o mito da superioridade masculina, mas, jovens, se engajaram ou foram observadoras atentas das lutas que moldaram a sociedade brasileira e o mundo. Apesar de contribuições significativas para a construção do país, agora, nos seus 60, 70 e 80 anos, enfrentam o último tabu: a velhice e o etarismo que as torna invisíveis. O documentário joga luz nas memórias dessas mulheres e na importância delas para a formação dos valores sociais e culturais do Brasil.
Por meio de encontros, depoimentos e rodas de conversa, a diretora Tete Moraes vai retraçar em “Maravilhosas” a vida e o legado de 15 mulheres inspiradoras, cujas histórias coletivas formam um retrato único do Brasil.
Tête Moraes, hoje com 81 anos, tem cinco longas premiados, além de médios e curtas-metragem, nos quais a visão estética da cineasta reflete uma profunda admiração pelas experiências dessas mulheres, além de um amor ã vida e ao Brasil.
Tête busca montar um retrato do Brasil ao longo das últimas cinco décadas através dos olhos dessas “maravilhosas”, que encontrou ao longo da vida, compartilhando experiências e testemunhando as transformações do Brasil e do mundo.
O documentário celebra as contribuições dessas mulheres, desafia estereótipos e promove uma nova compreensão da velhice e do papel delas na sociedade brasileira.
A narrativa do filme é enriquecida por textos feministas lidos por algumas artistas/personagens do documentário e imagens de arquivo, contextualizando as experiências individuais em um panorama mais amplo da história brasileira e do movimento feminista.
Ao intercalar conversas pessoais com a leitura de trechos de obras de feministas que moldaram o olhar delas para o mundo, o filme busca criar uma narrativa envolvente e inspiradora.
“Maravilhosas” é uma celebração da diversidade e da vitalidade de mulheres mais velhas, destacando suas histórias como parte essencial do tecido social brasileiro e do papel fundamental que têm na construção do país.
Direção e roteiro: Tête Moraes
Em desenvolvimento